O que é a Casa Mãe do Gradil?

O Centro Social Paroquial de São Silvestre do Gradil pretende ser uma organização modelo, na forma como desenvolve a sua intervenção social, progredindo continuamente nas suas boas práticas e promovendo a qualidade dos seus serviços. Está situada na Freguesia do Gradil, Concelho de Mafra.

A sua área de intervenção compreende, atualmente, as Freguesias do Gradil, Vila Franca do Rosário, Enxara do Bispo, Azueira, Sobral da Abelheira e Murgeira (Mafra).

Sua missão passa por acolher, cuidar, desenvolver e capacitar as crianças/jovens, proporcionando-lhes um presente e um futuro melhor!

As crianças/jovens são lá colocadas através dos Organismos oficiais, sendo os problemas que levam ao seu internamento dos mais diversos, desde o alcoolismo, prostituição, maus tratos, abusos sexuais, desorganização familiar, entre outros.

Funcionam neste momento com duas respostas sociais: Lar de Infância e Juventude e Serviço de Apoio Domiciliário a idosos e à família. Funcionam, também, como “Centro de Recursos”, fornecendo roupas e alimentação, entre outros géneros, a pessoas carenciadas.

O Lar de Infância e Juventude (LIJ) da Casa Mãe do Gradil é uma das modalidades possíveis de acolhimento institucional, que pode ser de curta duração (CAT – Casa de Acolhimento Temporário) ou de longa duração (Lar de Infância e Juventude), o que significa que as crianças permanecem institucionalizadas, por um período superior a seis meses.

Este Lar de Infância tem capacidade para acolher 50 crianças e jovens do sexo feminino, com idades compreendidas entre os três e os dez anos de idade.

Não é só no Natal que esta intituição precisa de apoio, durante todo o ano pode ajudar de várias formas:

Voluntariado

Como se trata de 50 jovens femininas, há muito por ajudar, como por exemplo prestando ajuda com serviços diversos desde cabelereiros, dentistas, atividades de educaçãofísica; yoga; horta; jardinagem; acompanhamento a atividades diversas e explicações de várias matérias escolares, entre outros.

Oferta de bens alimentares

Bens alimentares:

azeite
manteiga
óleo alimentar

Higiene Habitacional (produtos sem amoníaco)

lava-tudo
detergente louça
desengordurantes
detergente roupa

Donativos monetários

Pode ainda ajudar com  donativo monetário e assim  ajudar a cobrir  as despesas de funcionamento.

IRS

O Estado permite que 0,5% da sua declaração anual de IRS seja entregue a uma instituição de solidariedade social como a Casa Mãe do Gradil (cf. Decreto Lei 21/2009).

Para isso, basta que preencha o campo 901 do Anexo H do modelo 3 da sua declaração com o NIF da Casa Mãe do Gradil: 502 072 130.

Como estamos em época natalícia, procuramos uma instituição situada em Mafra para poder ajudar de uma forma mais efetiva.

Assim sendo, nasceu a ideia da Árvore de Natal enfeitada pelos utentes da Instituição com lembranças para os participantes, que em troca, ofertarão o que estiverem ao seu alcance.

Esta instituição precisa entre outros de bens alimentares e presentes…sim, presentes!!!!É Natal e as 50 raparigas que habitam esta instituição também sonha com presentes do Pai Natal.

Oferta de bens alimentares

Bens alimentares:

azeite
manteiga
óleo alimentar

Higiene Habitacional (produtos sem amoníaco)

lava-tudo
detergente louça
desengordurantes
detergente roupa

Prendas de Natal

Estará, no local do Evento, uma árvore montada para o efeito e pedimos a todos que participem desta iniciativa, não deixando de levar nem que seja um pacote de manteiga.

Contatos

Rua 1º de Maio
2665-103 Gradil
Telf: (+351) 261 961 232
Fax: (+351) 261 962 667
Email: geral@casamae.org